Nas últimas décadas, a Alemanha superou os traumas do Terceiro Reich, do Holocausto e do Muro de Berlim e se tornou um país humanitário, democrático, moderno e muito rico. Hoje é o principal motor econômico da Europa, pilar da União Europeia e uma das maiores potências do planeta.
A Alemanha é um país riquíssimo também em história e cultura e sua sociedade é dinâmica, movida pela inovação e tradição. Em toda parte é possível desfrutar de museus que estão entre os melhores da Europa, conhecer castelos e monumentos históricos, sem contar a intensa programação de festas, shows, festivais e espetáculos.
E tem mais! Praias ao norte, montanhas dos Alpes ao sul, florestas, lagos e alguns dos maiores rios da Europa na região central, grandes e organizados centros, pequenas vilas com menos de mil habitantes, boas lojas, a cultura cervejeira e a gastronomia, que vai do singelo chucrute com salsicha a receitas mais sofisticadas e restaurantes para ninguém botar defeito – palavra que, por sinal, é pecado para os alemães, que carregam no DNA a obsessão por eficiência e perfeição.
Os alemães também são conhecidos por sua pontualidade e organização, valorizam a privacidade e são respeitosos com as regras sociais. A locomoção na Alemanha é bem desenvolvida e eficiente, as autoestradas são bem mantidas e o uso de bicicletas é comum e convidativa em muitas cidades.